Almoço de Finalistas de Concurso - a mesa dos portugueses - Ponte de lima
Reportagem cedida pela revista COMER
Ponte de Lima, novembro de 2013
Celebrar a gastronomia portuguesa com toda a pompa e circunstância foi o mote para o 1º almoço organizado por concorrentes finalistas do concurso A Mesa dos Portugueses.
O concurso, organizado pelas Edições do Gosto em parceria com a Cofina Eventos, cumpriu este ano a 2ªedição, recebendo cerca de 500 receitas vindas de todo o país. Contou com o patrocínio da Repsol, da Teka e da Makro.
Ana Coimbra, Olívia Rocha, Miguel Oliveira e Vitor Delgado foram os anfitriões do almoço no Lagar de Valinhas em Ponte de Lima e conheceram-se no concurso no qual participaram para mostrar os seus dotes culinários - e o seu amor pelas receitas tradicionais portuguesas!
Às 7 da manhã já os tachos fumegavam e os 4 cozinheiros preparavam com afinco os 7 pratos a servir aos 70 comensais esperados, que foram chegando perto do meio-dia. Todos os pormenores foram estudados para que neste dia nada falhasse: fiz a ficha técnica da receita e preparei-me com antecedência para esta maratona culinária - confidenciou-nos Miguel Oliveira.
Para abrir o apetite, flutes de champagne a acompanhar os folhadinhos de bacalhau e caril com legumes. Na cozinha, os aromas misturavam-se no ar e os cozinheiros de serviço mostravam ter tudo sobre controle: - "Aqui sem ajudantes, é mais difícil. Mas tudo se faz, é preciso é empenho e afinco!"- revelou-nos Ana Coimbra, enquanto cortava a broa de milho para acompanhar o repasto que se seguia.
Lá fora, o típico fresco minhoto convidava a sabores quentes e reconfortantes. E foi isso que todos encontraram no antigo lagar junto a uma pequena cascata - um cenário ídílico - para um almoço descontraído de fim-de-semana.
As mesas foram-se enchendo com comensais vindos um pouco de todo o país, curiosos em provar os pratos confeccionados pelos concorrentes.
Polvo confitado com migas de broa e ovo aromatizado com ervas foi o prato de partida - preparado por Ana Coimbra e que ficou em 3º lugar na 1ª edição d'A Mesa dos Portugueses. Seguiu-se uma fumegante Feijoada de polvo acompanhada por arroz branco, desta vez uma receita da 2ª edição e que garantiu o 3º lugar a Miguel Oliveira. Poucos foram os que não repetiram!
Depois do polvo, o pernil. Assado lentamente no forno e acompanhado por arroz de morcela. Directamente das mãos de Vitor Delgado, concorrente da 1ª edição do concurso e que viu a sua receita publicada no 1º livro da iniciativa.
Por último, foram servidos os caçoilos de barro preto com a chanfana de cabra que ainda borbulhava quando foi servida. Para acompanhar, as batatinhas coradas e as fatias de broa de milho.
Por esta altura, já com os estômagos aconchegados, foram muitos os que circulavam pela sala e davam os parabéns aos incansáveis cozinheiros que num vai e vém serviam todos os convidados e conviviam com os amigos e familiares que se juntaram a esta aventura.
Depois de um pequeno intervalo animado por um grupo de bombos "Os Unidos da Paródia" - uma verdadeira homenagem ao foclore minhoto - foram servidas as Queijadinhas de amêndoa. preparadas por Olívia Rocha, o prato vencedor d'A Mesa dos Portugueses 2013.
O convívio seguiu-se pela tarde fora, entre gargalhadas e brindes aos cozinheiros que mostraram todo o seu empenho e dedicação, neste encontro de apaixonados pela nossa tradição e cultura. Parabéns!

